sexta-feira, 2 de abril de 2010

Vantagens e desvantagens do 5-1

Vantagens:

1- Só um levantador organiza o sistema ofensivo da equipe, o que aguça a sensibilidade estratégica do mesmo.

2- desenvolve apenas 2 levantadores (um titular e um reserva) de grande categoria. Que é muito mais fácil do que 4 levantadores (2 titulares e 2 reservas) no caso do 4-2

3- acrescenta mais um atacante nato, em relação ao sistema antecessor ao 5-1, o 4-2

4- nas rotações em que o levantador se encontra na rede (posição 2,3 e 4), os jogadores mais velozes dispõem de maior espaço para atacar após deslocamentos.

Desvantagens:

O 5-1 não é muito indicado para times iniciantes porque:

1- centraliza responsabilidade excessiva para o levantador

2- requer ao levantador atributos como inteligencia, tática individual, habilidade, controle emocional, excepcionais

3- o levantador deve ter um perfil psicológico especial, com caracteristica como a "renúncia de aplauso" e o "prazer em servir"

4- requer extrema eficácia, da recepção do saque


São algumas vantagens, e algumas desvantagens do 5-1. Como vocês podem ver, fala mais sobre o levantador. Porque o levantador é o cérebro do time. Então ele tem que ter essas características para o time todo funcionar direito. :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário